Todo mundo já dobrou uma folha de papel, no entanto são poucos os que dobram intencionalmente com o objetivo de estudar idéias matemáticas a partir de figuras geométricas, como por exemplo, ângulos, calculo de medida, entre outros. Vendo por este lado entramos em um consenso de que a dobradura pode ser utilizada para fins educativos, transformando uma diversão em um estudo divertido. Sem falar que esta técnica recorre a um material simples e barato, o papel.
A arte de dobrar papel pode ajudar alunos da educação fundamental, a aprender e a comunicar Matemática de uma forma prática e palpável, utilizando desse recurso prático para enriquecer o conteúdo pré-estabelecido no currículo escolar.
Mas como aplicar regras matemáticas no Origami?
As atividades geométricas são um excelente meio para desenvolver a matemática. Por exemplo, quando um aluno tem que descrever a figura que obteve, após concretizar determinadas dobras, para que o colega a possa construir, também está a fazer uso desta capacidade.
Dobrando e desdobrando podemos observar por meio dos vincos formados retas paralelas e perpendiculares, ângulos, simetrias e figuras geométricas. Podemos reconhecer e analisar propriedades de figuras geométricas, utilizar a visualização e o raciocínio espacial. Explorar os conceitos de tamanho, forma e medida, incentivar a escrita matemática e motivar os alunos para a disciplina.
Quando praticadas em grupo as dobraduras permitem o debate de idéias, o esclarecimento de conceitos e o desenvolvimento de estratégias individuais e coletivas. Além disso, permitem o desenvolvimento da criatividade, da concentração e persistência, capacidades fundamentais para ter um bom raciocínio matemático.
Agora vamos tentar fazer um origami geométrica para testar sua matemática.
Mais uma música do X-Japan, intitulada Kurenai, para destrair enquanto você fax seu origami:
Discover X JAPAN!
Tente agora fazer um tetraedro a partir de um vídeo:
A arte de dobrar papel pode ajudar alunos da educação fundamental, a aprender e a comunicar Matemática de uma forma prática e palpável, utilizando desse recurso prático para enriquecer o conteúdo pré-estabelecido no currículo escolar.
Mas como aplicar regras matemáticas no Origami?
As atividades geométricas são um excelente meio para desenvolver a matemática. Por exemplo, quando um aluno tem que descrever a figura que obteve, após concretizar determinadas dobras, para que o colega a possa construir, também está a fazer uso desta capacidade.
Dobrando e desdobrando podemos observar por meio dos vincos formados retas paralelas e perpendiculares, ângulos, simetrias e figuras geométricas. Podemos reconhecer e analisar propriedades de figuras geométricas, utilizar a visualização e o raciocínio espacial. Explorar os conceitos de tamanho, forma e medida, incentivar a escrita matemática e motivar os alunos para a disciplina.
Quando praticadas em grupo as dobraduras permitem o debate de idéias, o esclarecimento de conceitos e o desenvolvimento de estratégias individuais e coletivas. Além disso, permitem o desenvolvimento da criatividade, da concentração e persistência, capacidades fundamentais para ter um bom raciocínio matemático.
Agora vamos tentar fazer um origami geométrica para testar sua matemática.
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