14/10/2008

Harmonia oriental

Segundo a sabedoria oriental, a sorte e a felicidade do homem são frutos de uma vida harmoniosa com a natureza. Daí viria a relação da natureza como principal fonte fornecedora de símbolos para as crenças humanas. “Igualmente, a harmonia complementar entre os opostos é chamada pelos japoneses de In to Yo,Yin. Na simbologia animal, a tartaruga é In por ser achatada, escura e viver nas profundezas; já a garça é Yo, por ser comprida, clara e viver nas alturas”.
Algumas das crenças derivadas dessa antiga simbologia permanecem até hoje no cotidiano dos japoneses. Um exemplo que já criou raízes culturais é o Maneki Neko, o gato sentado com a pata dianteira levantada, como se estivesse chamando alguém. No arquipélago, oriental, acredita-se que esse objeto traga a sorte e a fortuna para casas ou departamentos comerciais.
Hoje, por seu caráter encantador, o Maneki Neko é muito requisitado em peças publicitárias, mas a origem dessa figura vem da semelhança com o gato que lava a cara quando pressente que vai chover. “Devido à sensibilidade em definir padrões meteorológicos, o gato é associado com o dom da previsão. Entretanto, no Japão, também acredita-se que quando um gato está inquieto pode ser um sinal da chegada de um visitante”.

Vamos fazer uma tartaruga...e depois a partir do video um sapo!




Nenhum comentário: